Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalho aprova prazo para empregado apresentar atestado médico

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 14 anos

    O relator Paulo Rocha disse que o projeto também beneficia os patrões. A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (26) o Projeto de Lei 4370/08 , do ex-deputado Ronaldo Leite, que estabelece prazos para a entrega de atestado médico ou odontológico que dispense o empregado do trabalho.

    Conforme o texto aprovado, quando o período de afastamento for igual ou inferior a cinco dias o documento poderá ser apresentado pelo trabalhador no dia do retorno. No caso de afastamentos mais longos, o atestado terá de ser entregue até cinco dias após o início do período de ausência ao trabalho.

    A proposta estabelece, no entanto, que esses prazos só serão respeitados se não houver disposição sobre o assunto em convenção coletiva.

    Lacuna na CLT

    O relator na comissão, deputado Paulo Rocha (PT-PA), defendeu a aprovação da matéria. Segundo ele, o projeto supre uma falha da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-lei 5.452/43), que não fixa prazos para a entrega dos atestados.

    O parlamentar lembrou que essa lacuna tem gerado inconvenientes para os trabalhadores. "Frequentemente, eles são obrigados a interromper o repouso feito por orientação médica ou ficam na dependência de outras pessoas só para levar o comprovante à empresa", disse.

    Rocha complementou que a proposta também beneficia os patrões, pois o texto prevê a possibilidade de demissão por justa causa de quem apresentar atestados falsos.

    Validação

    O projeto determina ainda que a empresa terá de pagar o deslocamento do empregado quando exigir a validação do atestado em local fora do trabalho.

    Segundo o texto aprovado, todo o tempo usado para validar o documento será computado como de trabalho efetivo.

    Tramitação

    O projeto ainda será analisado em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

    Íntegra da proposta: PL-4370/2008

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4854
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalho-aprova-prazo-para-empregado-apresentar-atestado-medico/2210785

    Informações relacionadas

    Thiago Noronha Vieira, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Qual prazo para apresentar atestado médico no trabalho?

    Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 7 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT-1 - RECURSO ORDINÁRIO: RO XXXXX-51.2015.5.01.0048

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 14 anos

    Trabalho aprova prazo para apresentação de atestado médico

    Jéssica Macena da Silva, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Existe prazo para entrega de atestado médico?

    COAD
    Notíciashá 14 anos

    Aprovado prazo para empregado apresentar atestado médico

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    o projeto tornou-se lei continuar lendo

    o projeto tornou-se lei, ainda não consta da CLT continuar lendo

    adorei esse informativo, tirou bastante minhas duvidas em relação ao prazo de entrega de atestado medico no local de trabalho. É sempre bom termos conciencia sobre nossos direitos. continuar lendo