Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto estende FGTS para trabalhadores eventuais e autônomos

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 13 anos

    A Câmara analisa o Projeto de Lei 1173/11, que estende aos trabalhadores eventuais e autônomos o direito à inclusão no regime do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Lei 8.036/90 , que criou o FGTS, excluiu esses profissionais.

    Para o autor do projeto, o atual suplente de deputado Luiz Otávio (PMDB-PA), essa exclusão é inconstitucional. Ele ressalta que, segundo o artigo da Constituição, o FGTS é direito dos trabalhadores urbanos e rurais. Observa-se, da leitura simples do texto constitucional, que o fundo é um direito do trabalhador no sentido amplo do conceito e não apenas do empregado, argumenta.

    Tramitação

    A proposta tem caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta: PL-1173/2011

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações95
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-estende-fgts-para-trabalhadores-eventuais-e-autonomos/2830214

    Informações relacionadas

    Suzuki Pereira, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Quais são as Espécies de Trabalhadores, segundo o Direito do Trabalho?

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    7. Contratos de Emprego Precários no Brasil e na Argentina: Estudo Comparado Entre o Trabalho Intermitente e o Trabalho Eventual. Convergências e Dissensões

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)