Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Governo promete maior participação nos fundos de previdência dos servidores

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    Líderes decidem votar amanhã as PECs das férias do Judiciário e dos Cartórios. O governo está negociando para votar nesta quarta-feira o projeto de lei que cria o fundo de previdência complementar para servidores civis federais (Funpresp - PL 1992/07 ).

    O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), anunciou uma mudança no texto: o aumento da participação da União nos fundos de previdência de 7,5% para 8,5% sobre o salário que exceder o teto de benefícios da Previdência, atualmente em R$ 3.689,66. Já a alíquota de contribuição do servidor será definida por ele, conforme o benefício que desejar obter no futuro.

    Vaccarezza afirmou que a proposta é prioridade e que há acordo para aprová-la entre a maioria dos deputados. "Estamos pensando no Brasil para daqui a 20 ou 30 anos, para que o País não viva os problemas que a França está vivendo com sua previdência hoje. Então, nós equacionamos o futuro da previdência no Brasil. Esse é um projeto extremamente importante para a sociedade brasileira. Vai ter um fundo do Poder Judiciário, um do Poder Legislativo e um do Poder Executivo. O gasto total da União, do Congresso e do Judiciário será de 8,5%."

    Garantia para servidores

    A oposição, no entanto, promete obstruir as votações. O líder do DEM, Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), disse que a oposição é contrária à votação da matéria. "Como os recursos que vão ser arrecadados por esse fundo vão ser aplicados no mercado financeiro, não há nenhuma garantia de que, com o resultado negativo dessas aplicações, a aposentadoria do futuro servidor não será comprometida. Então, é fundamental buscar essas garantias para o futuro servidor. Portanto, é impossível votar o projeto neste ano. Nós vamos obstruir a sua votação porque entendemos que é preciso ter mais debate. Qualquer votação, só no ano que vem" , assinalou.

    Uma comissão geral discutiu o tema na última quarta-feira (7). Confira o bate-papo sobre a previdência do servidor realizado pela Agência Câmara.

    Outras pautas

    Além desse projeto, três propostas de emenda à constituição (PECs) estão na pauta do Plenário nesta quarta-feira: - a 270/08 , que concede proventos integrais aos servidores públicos aposentados por invalidez permanente;

    - a PEC 3/07 , que restabelece as férias coletivas no Judiciário; e

    - a PEC dos Cartórios ( 471/05 ), que efetiva em seus cargos, sem concurso público, os atuais responsáveis pelos serviços notariais.

    Apenas a proposta que beneficia os aposentados por invalidez, no entanto, tem acordo de mérito. A votação ocorrerá em sessões sucessivas a partir das 9 horas desta quarta-feira (14).

    O Plenário pode votar também nesta quarta o projeto de resolução que atribui cargos para a estrutura administrativa do PSD.

    Íntegra da proposta: PEC-471/2005 PEC-3/2007 PL-1992/2007

    PEC-270/2008

    • Publicações97724
    • Seguidores268398
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-promete-maior-participacao-nos-fundos-de-previdencia-dos-servidores/2965683

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)