Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Novo Código Florestal será votado na terça-feira, diz Vaccarezza

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que o novo Código Florestal (PL 1876/99) será votado na próxima terça-feira (6). No mesmo dia, segundo ele, será votada a Medida Provisória 547/11 , que trata da prevenção de desastres. Outras prioridades do governo são a Lei Geral da Copa (PL 2330/11 ), cuja votação em Plenário está prevista para o dia 16, e o projeto de lei que trata da nova divisão dos royalties para a exploração de petróleo (PL 2565/11), ainda sem data prevista de votação.

    Vaccarezza espera que, na semana que vem, as comissões permanentes elejam seus dirigentes e voltem a funcionar. Minha expectativa é que a discussão entre os líderes partidários sobre a presidência das comissões se encerre na semana que vem e que entremos em março com as comissões funcionando, disse. Na última quarta-feira (29), o PT pediu mais tempo para definir quais comissões presidirá, e nova reunião entre os líderes ficou marcada para terça-feira (6), às 10 horas. Código Florestal

    Segundo o líder do governo, o relatório sobre o substitutivo do Senado ao novo Código Florestal será avaliado pelos líderes partidários da base do governo em reunião na terça (6), prevista para o meio-dia. O relator da matéria, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), afirmou que apresentará seu relatório até segunda-feira (5).

    Veja as diferenças entres os textos aprovados na Câmara e no Senado.

    De acordo com Vaccarezza, em linhas gerais, o governo concorda com o substitutivo aprovado pelo Senado, na parte do texto que trata das florestas. Mas há problemas na parte referente às cidades, apresentados por um grupo de deputados, disse, referindo-se às chamadas áreas consolidadas áreas produtivas em locais que deveriam ser de preservação ambiental.

    Desastres naturais

    Sobre a votação da MP 547/11, Vaccarezza reiterou que o governo não votará a favor do projeto de lei de conversão apresentado pelo relator, deputado Glauber Braga (PSB-RJ). Podemos chegar a um acordo com um relatório plausível, disse.

    O relator desconsiderou o caráter de emergência que rege as medidas provisórias, revogou a atual lei de defesa civil e instituiu um novo código de proteção civil, além de criar um fundo financiado com 10% dos royalties do petróleo (Fundo Nacional de Proteção Civil), informou o líder. O texto original do Executivo cria um cadastro nacional com informações sobre áreas municipais sujeitas a deslizamentos de terra.

    Para que seja feito um acordo com o governo, o relatório não poderá criar fundo nem usar os royalties do petróleo e nem revogar a atual lei de defesa civil, complementou.

    Lei Geral da Copa

    O líder do governo acredita que haverá acordo amplo para a votação do projeto de Lei Geral da Copa no Plenário no dia 16. Segundo ele, há divergências ainda pendentes em relação à regulamentação da transmissão do evento.

    Vaccarezza garantiu que a nova votação do projeto, pela comissão especial sobre o tema, é apenas uma questão de segurança jurídica. Ao aprovar a matéria na última terça-feira (28), a comissão deixou de encerrar os seus trabalhos no momento em que a Ordem do Dia do Plenário da Câmara foi aberta, como determina o Regimento Interno. Assim, as votações do Plenário e do colegiado coincidiram durante dois minutos.

    Royalties

    Vaccarezza disse ainda que há disposição firme do presidente da Câmara, Março Maia, de colocar em votação em breve o projeto de lei que trata da nova divisão dos royalties do petróleo. Nesta quarta-feira (29), Maia indicou o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) para relatar o projeto.

    • Publicações97724
    • Seguidores268409
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novo-codigo-florestal-sera-votado-na-terca-feira-diz-vaccarezza/3037428

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)