Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Versões sobre compra de casa de Perillo dividem opiniões na CPMI do Cachoeira

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    Walter Paulo Santiago explicou na CPMI a compra de um imóvel do governador goiano, Marconi Perillo. As versões sobre o depoimento do empresário Walter Paulo Santiago, nesta terça-feira, à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga o esquema do contraventor Carlos Cachoeira dividiram as bancadas que integram o colegiado. Para os defensores do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), o depoimento mostrou sua inocência, mas, para outros parlamentares, o depoimento complicou o governador.

    O empresário, um dos proprietários da Faculdade Padrão, comprou do governador um imóvel no condomínio Alphaville Ipês, em Goiânia, no valor de R$ 1,4 milhões. Nesta casa, Cachoeira foi preso no final de fevereiro durante a operação Monte Carlo, da Polícia Federal (PF). Integrantes da CPMI suspeitam de que Cachoeira seria o verdadeiro comprador, com o empresário Walter Santiago operando como intermediário para esconder a transação.

    Walter negou essa versão e disse que comprou a casa para uma de suas empresas, a Mestra Administração e Participações, criada para atuar no ramo imobiliário. Ele disse que pagou a casa em dinheiro, embora Marconi Perillo tenha dito que recebeu o pagamento por meio de três cheques. Esses cheques são de Leonardo Almeida Ramos, sobrinho de Cachoeira, de acordo com as investigações da PF. "Se [o governador] recebeu em cheques, não foram dados por mim", disse o empresário.

    Defesa de Perillo

    Saulo Cruz Carlos Sampaio: negativa do empresário mostra que Perillo não está envolvido com Cachoeira. Para o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), a negativa de Walter deixa claro que Perillo não está envolvido com o esquema. Em nenhum momento, o governador participou das negociações e teria agido de boa fé, diz Sampaio.

    O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) também defendeu Perillo. Ele acredita que o esclarecimento desta terça-feira foi suficiente: Ficaram claras as formas como o dinheiro partiu e chegou à conta do governador.

    Para Walter, quem trocou o dinheiro por cheques pode ter sido Wladimir Garcez, ex-vereador pelo PSDB, ex-presidente da Câmara Municipal de Goiânia e acusado pela PF de integrar a quadrilha de Cachoeira. Garcez intermediou a compra e admitiu à CPMI ter oferecido o imóvel em nome de Perillo. Com eles, no momento do pagamento, estava Lúcio Fiúza Gouthier, assessor do governador que, segundo Walter Santiago, o representava na negociação.

    Situação de Perillo se complicou

    Leonardo Prado Silvio Costa: Marconi Perillo diz ter recebido em cheques, e Walter Santiago diz ter pago em dinheiro. Para o deputado Silvio Costa (PTB-PE), não é possível acreditar que Walter tenha pagado em dinheiro, quando o governador diz ter recebido em cheques. Principalmente, observa o parlamentar, por envolver uma quantia muito grande.

    Na avaliação do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), a situação do governador Perillo se complicou, porque pode ser que esse dinheiro depositado não seja para o pagamento da casa.

    O relator da CPMI, deputado Odair Cunha (PT-GO), afirmou que o depoimento de Walter Santiago aumentou as suspeitas sobre a transação imobiliária. Ele vê uma série de contradições que evidenciam duas hipóteses. Na primeira hipótese, alguém está mentindo nessa história; na segunda, o governador Marconi Perillo pode ter recebido duas vezes pela venda do imóvel: uma vez pelo montante em dinheiro que Walter Paulo diz ter pagado, e outra, pelos três cheques que o governador diz ter recebido. Isso reforça a tese de que os sigilos do governador goiano têm que ser quebrados, afirma Odair.

    Origem do dinheiro

    Mas, no entender de parlamentares, o que Walter Santiago não conseguiu explicar foi a origem do dinheiro e por que Cachoeira estava morando em sua propriedade. Segundo o empresário, os recursos eram sobras de outras empresas, que ele foi juntando ao longo dos seis meses em que duraram as negociações para a aquisição da casa.

    Também de acordo com o empresário, foi Garcez quem pediu, no momento da venda, o empréstimo da casa para uma amiga. A amiga era Andressa Mendonça, esposa de Cachoeira, e o empréstimo, inicialmente com prazo de 45 dias, durou sete meses, até que o contraventor fosse preso.

    Por sua vez, a empresária Sejana Martins, que também depôs hoje à CPMI, disse que se desligou da empresa Mestra Administração e Participações no dia 6 de julho de 2011 e que não tinha conhecimento das negociações envolvendo a compra da casa de Perillo.

    Ligações

    Beto Oliveira Rubens Bueno: há mais ligações entre o empresário Walter Paulo e o contraventor Carlinhos Cachoeira. O senador Pedro Taques (PDT-MT) acredita que haja outras ligações entre Walter Santiago e o esquema de Cachoeira. Segundo ele, há diálogos em que Cachoeira pede intervenção de políticos em favor das faculdades do empresário e pelo menos uma cobrança ao senador Demostenes Torres (Sem partido-GO) para que ele tentasse a liberação de um curso junto ao Ministério da Educação.

    O deputado Rubens Bueno (PPS-PR) também acredita que há mais ligações entre o empresário e o esquema do contraventor. Ele disse que há uma área do Country Club de Goiânia alugada em comodato para Walter e outros sócios, com a participação de Cachoeira.

    Depoimento de Perillo

    Perillo deve depor na próxima terça-feira à CPMI e poderá explicar sua versão sobre os fatos, que ficou conhecida numa entrevista que deu a um jornal de Goiânia. Vamos ver o que o governador tem a dizer, porque, até lá, não é possível nenhum julgamento, avaliou o deputado Fernando Francischini (PSDB-PR).

    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/versoes-sobre-compra-de-casa-de-perillo-dividem-opinioes-na-cpmi-do-cachoeira/3142868

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)